Fique por dentro

Notícias de mercado, dicas, matérias e muitos outros assuntos relacionados a construção, decoração e reforma.

zarcao.jpg

Zarcão: a escolha certa para evitar ferrugem em superfícies metálicas


zarcao.jpg

Qual é o maior inimigo das superfícies metálicas? Se você respondeu ferrugem, está certo. Afinal, aplicar tinta não é o suficiente para evitar o problema. Para essa finalidade existe a solução ideal: o zarcão. Trata-se de um produto reconhecido justamente pelas suas propriedades anticorrosivas.

Segundo Gregório Bastos Alencar, gerente de produto da Tintas Eucatex, o zarcão pode ser utilizado em superfícies metálicas de aço carbono, com ou sem ferrugem, em ambientes externos ou internos. “Para outros tipos de metais, são recomendados outros tipos de fundos”, explica.

Como aplicar
A aplicação do zarcão é simples, porém, depende das condições da superfície metálica. Normalmente, basta lixar e remover o pó antes de aplicá-lo, a fim de garantir melhor aderência entre o produto e o substrato.

No caso de superfícies que já receberam algum tipo de removedor de tinta, é necessário limpar bem a área com tíner antes de empregar o zarcão. Em seguida, é imprescindível diluí-lo com aguarrás para manter suas características. “Não é recomendado utilizar gasolina, benzina ou outros solventes”, completa Alencar.

Para aplicar o zarcão sobre a superfície, deve-se utilizar um pincel macio ou rolo de pintura. Depois desse processo, basta dar o acabamento com uma tinta – em geral, esmalte sintético. Pronto! A superfície metálica da sua obra está 100% protegida contra os efeitos da corrosão.

Fonte: http://blogaecweb.com.br

tijolos.jpg

Cálculo da quantidade de tijolos


tijolos.jpg

Dicas ajudam a economizar na compra de materiais para a reforma de casa

O segredo aqui é calcular a área (largura x altura) e saber que tipo de tijolo você quer usar.

Passo 1 – Cálculo da área:
Use a trena para medir a largura e a altura da parede que você irá construir. Para uma parede retangular simples, é só multiplicar a altura pelo comprimento. Se houver portas e janelas, desconte a área que elas vão ocupar. Depois some cada uma das paredes para chegar à área total.

Passo 2 – Tipo de tijolo: Escolha o tipo de tijolo que você vai usar. Depois verifique nesta tabela de referência quantos tijolos são necessários para preencher 1 metro quadrado.

Bloco de concreto 9x19x39 cm / 14x19x39cm = 12,5 unidades por m²

Bloco cerâmico (tijolo baiano) em pé em parede com 10 cm de largura = 23 unidades por m²

Bloco cerâmico (tijolo baiano) deitado em parede com 20 cm de largura= 46 unidades por m²

Tijolo comum maciço em parede com 10 cm de largura = 92 unidades por m²

Tijolo comum maciço em parede com 20 cm de largura = 184 unidades por m²

Se o bloco escolhido for de outro tipo, cheque com o fornecedor quantos tijolos vão para cada m².

Passo 3 – O resultado:
É só multiplicar a área de parede pela quantidade de tijolos. É recomendável comprar 10% a mais porque pode haver perdas durante a obra.

Fonte: www.revista.zapimoveis.com.br

limpeza.jpg

13 dicas de limpeza que vão mudar a sua casa


limpeza.jpg

1. Desengordurante caseiro
Mesmo quem não faz muitas frituras necessita de pelo menos uma vez na semana de passar um desengordurante na cozinha. E não pense que só suja o fogão e a cozinha. Armários, geladeira e até o chão precisam ser desengordurados. Para quem quer manter a poupança intacta, pode apelar para uma mistura caseira que vai deixar a cozinha um brinco: em um balde grande, misture 3 ou 4 xícaras (chá) de vinagre branco com 1 xícara de bicarbonato. Pronto! Vai ficar tudo limpinho.

2. Casa livre de mofo
Aplique na superfície embolorada uma mistura de 1 xícara de bicarbonato e 1 xícara vinagre branco até formar uma pasta, deixe por 30 minutos, e depois esfregue com uma escovinha e retire o excesso com pano úmido.

3. Limpa-vidro
Misture 1 parte de vinagre branco com 1 parte de água em um borrifador e aplique no vidro. Passe um pano macio e seque com jornal.

4. Tira-manchas
Misture partes iguais de água oxigenada 10 volumes e detergente neutro. Com uma esponja, esfregue sobre a mancha. Deixe agir por um minuto e, em seguida, encharque o tecido com a mistura novamente (o equivalente a 1 moeda). Deixe absorver bem e, então, lave como de costume. A solução remove manchas de vinho, sangue e suor.

5. Torneiras sempre brilhantes sem esforço

As torneiras de casa são bonitas quando limpas há pouco tempo, mas sabemos que em um curto espaço de tempo a poeira voltará a acumular-se e as gotas de água deixarão halos opacos. O primeiro truque para limpar a casa rapidamente e sem esforço é a respeito precisamente das torneiras: quando você as limpará, eventualmente, esfregue-as bem com um pedaço de papel manteiga. O papel manteiga é tratado com parafina, uma substância oleosa que fará com que a superfície da sua torneira se torne muito lisa, para que a poeira e gotas de água possam deslizar para fora sem deixar rastro por um longo tempo.

6. Panos para vassoura sempre limpos e que não escorregam
Quando é hora de limpar o chão, muitas vezes você percebe que o pano foi usado demais: não limpa bem, escorrega da vassoura e não remove a sujeira do piso como deveria. Aqui está o segundo truque para limpar a casa rapidamente: coloque uma meia na vassoura de pano, com o lado felpudo para fora: desta forma você terá um novo pano para limpar o chão que não vai escorregar fora da vassoura e que vai limpar o chão em maneira impecável.

7. Frigideiras de forno sempre limpas
Para remover a massa grudada nas frigideiras bem e rapidamente, aqui está o terceiro truque: esfregue os grãos de sal sobre a frigideira e, em seguida, remova a sujeira com uma toalha de papel. A frigideira será limpo em um piscar de olho.

8. Diga adeus às impressões digitais no forno
Aqui está o truque para limpar o forno: coloque um pouco de óleo sobre um lenço de papel e use-o para limpar completamente a porta do forno e todas as suas superfícies externas. Enfim, em seguida limpe a superfície com um pano seco e seu forno permanecerá limpo e protegido das impressões digitais por muito tempo.

9. Limpar uma panela queimada

Coloque um pouco de água e vinagre na panela, coloque-a no fogão e deixe ferver. Em seguida, retire do fogo e adicione o bicarbonato: água começará a fazer bolhas. Assim que bolhas acabam, limpe a panela com uma esponja e a parte carbonizada vai sair em um piscar de olho. Enfim, você pode remover os últimos vestígios esfregando o bicarbonato de sódio sobre a parte inferior, que é abrasiva, mas delicado.

10. Cálices e copos limpos e brilhantes
Para limpar completamente seus cálices e ter um cristal brilhante e agradável, lave-os com água morna e vinagre edeixe-os secar de cabeça para baixo, sem usar nenhum pano: você vai ver os resultados!

11. Limpar tigelas e xícaras das manchas de chá e café
Despeje na tigela a água e vinagre em partes iguais e deixe repousar por uma hora: os resíduos de chá e café sairão e você pode removê-los com uma esponja.

12. Elimine a poeira das prateleiras!
Manter afastada a poeira por um longo tempo, depois de limpar a superfície da prateleira, passe com um pedaço de papel manteiga e a poeira dificilmente permanecerá grudada no seu mobiliário.

13. Desengordurar a esponja
Deixe-a de molho em água quente e sal durante a noite e pela manhã será como nova!

Fonte: www.mundopositivo.com.br

xicaras paisagismo.jpg

Aprenda como fazer um vaso de plantas usando apenas xícaras


xicaras paisagismo.jpg

Já pensou em dar um up na decoração do seu espaço usando plantinhas? Cada dia mais elas tomam conta dos ambientes mais sofisticados e com essa tendência, cultivá-las em recipientes alternativos, como as xícaras, é uma verdadeira mania entre os apaixonados por jardinagem.

Charmosas e com diversas opções de cores, formatos, materiais e tamanhos, elas são itens indispensáveis no nosso dia a dia e, agora, ganham uma nova cara para contribuir na decor da sua casa!

Para começar a usar sua xícara como vaso, você vai precisar dos seguintes materiais:

- 1 xícara da sua preferência
- Terra para jardinagem (a quantidade ficar por conta do recipiente usado)
- 1 borrifador de água
- Furadeira e broca especial para furar cerâmica
- Pedaço de feltro
- Uma planta (dica: opte por cactos ou suculentas)

Como fazer:

PASSO 1 – Com o borrifador, molhe a traseira da xícara e faça um buraquinho com a broca especial encaixada na furadeira. Molhar a região é indicado, pois o procedimento aquece muito a cerâmica e pode provocar acidentes, a água ajuda a resfriar.

PASSO 2 – Coloque o pedaço de feltro no fundo da xícara, para que a terra não caia pelo orifício.

PASSO 3 - Coloque um pouco de terra por cima do feltro, transfira a planta e complete com seu composto orgânico, deixando pelo menos um dedo da superfície.

PASSO 4 – Decore com pedrinhas ou musgo para deixar o arranjo ainda mais charmoso.

Não se esqueça de conhecer as condições apropriadas da planta escolhida para cultivá-la da melhor forma.

Fonte: www.jardimdasideias.com.br

dalia.jpg

Aprenda como plantar dália em seu jardim


dalia.jpg

Linda, delicada e utilizada até mesmo no preparo de pratos de alta gastronomia, a dália é planta que encanta por sua beleza e grande variedade de cores. Com nome científico Dahlia pinnata Cav, esta flor é considerada uma espécie semi-herbácea, podendo ser cultivada direto na terra de seu jardim ou em vasos.

A seguir, confira um apanhado completo de dicas para aprender como plantar dália corretamente em sua casa.

Veja como plantar dália já!

1. Opte por espaços com solo bem drenado. Se possível, acrescente uma pequena quantidade de adubos para garantir o florescimento correto de suas mudas. Os solos compactos podem necessitar da adição de uma pequena quantidade de areia.

2. Opte por tubérculos de tamanho grande e sem machucados. Se possível, procure por mudas livres de regiões amolecidas, manchas e sinais de apodrecimento.

3. Faça um buraco na terra. Este espaço deve ter aproximadamente 15 centímetros. Em seguida, espete um cano de 1 metro e meio. Este seja o acessório responsável por assegurar a sustentação à planta.

4. Posicione o tubérculo de forma que o caule fique para cima. Em seguida, tampe com o restante da areia. Será necessário umidificar esta região para garantir o florescimento adequado. Molhe a sua plantinha de dois em dois dias ou sempre que a terra estiver ressecada.

Agora que você aprendeu como plantar dália em seu jardim, aguarde o tempo natural de florescimento e mantenha a sua muda bem cuidada. Possíveis adubagens podem ser necessárias para conferir todos os nutrientes que a flor necessita para se manter linda. Boa Sorte.

Fonte: http://www.jardimdasideias.com.br

RACK.jpg

Saiba escolher um rack de tv que combine com a decoração da sua sala


RACK.jpg

Quem é que não gosta de uma casa bem decorada, com tudo no seu lugar e uma perfeita harmonia entre objetos e cores? É o desejo de todos nós, não é mesmo? Por isso, na hora de comprar um rack de TV para sua sala, alguns fatores devem ser observados para que ele fique bem integrado ao ambiente.

Mas como saber se o rack de TV que você deseja comprar combina com a sua sala? Na verdade, quando se pensa em comprar um rack de TV, devem ser considerados alguns fatores, como o tamanho do ambiente, as cores predominantes e o que deverá ser colocado sobre ele.

Sendo assim, vamos dar algumas boas sugestões para que você não erre ao escolher o rack de TV ideal para sua sala. Confira!

Dimensões horizontais

Antes de escolher um modelo de rack de TV para sua sala, é muito importante tirar as medidas do cômodo para saber o espaço disponível. Não há nada pior do que uma sala desproporcional, com móveis grandes ou pequenos demais para o ambiente.

O modelo ideal para salas pequenas não deve ocupar toda a extensão. O ideal é que haja sobras nas laterais, contribuindo para que o ambiente não se torne muito pesado.

Altura
A maioria dos racks de TV conta com uma altura padronizada para assistir televisão. Os muito altos não contribuem para uma decoração limpa, já que o ambiente fica visualmente menor e poluído; os mais baixos, além de se destacarem pelo estilo e elegância, são bem mais fáceis de combinar, principalmente se apresentarem um design reto e moderno.

Podemos encontrar racks de variadas alturas. O recomendado é escolher o modelo que tenha uma altura que possibilite assistir televisão confortavelmente.

Cores

As cores são muito importantes para qualquer ambiente: dão personalidade e vida a qualquer tipo de decoração. Para que funcionem, elas devem harmonizar com os demais móveis e objetos decorativos, além de combinar com o que existe nos cômodos adjacentes.

As cores preta, branca e madeira clarinha estão em alta. Cores vivas como amarelo e vermelho também estão na moda (pois fazem o estilo vintage), mas tenha cuidado: elas cansam a visão em pouco tempo.

Cores claras são ótimas para dar aquela sensação de amplitude no ambiente, principalmente se a cor do móvel for bem próxima ao tom de cor das paredes. No entanto, é importante não descartar um rack colorido, que pode dar ao espaço um ar mais vibrante, criando um contraste com o resto da decoração. Tudo vai depender das preferências do dono da casa.

Rack para TV com ou sem painel

Atualmente, há o recurso de escolher o rack para a sua sala com ou sem painel. O uso do painel fica lindo, dando estilo e modernidade à decoração, além de ser muito útil quando o rack é bem baixo e não atende às exigências de altura recomendada da televisão.

Outra vantagem de escolher um rack com painel é em relação ao fios aparentes, pois eles ficam escondidos atrás da estrutura de madeira e nos livram dessa preocupação com aquele monte de fios vindos dos variados aparelhos ligados à TV.

Para quem opta por não usar o painel, existem duas saídas: usar a televisão apoiada no rack ou pendurar a TV na parede. Porém, uma pequena deverá ser feita para esconder os fios por dentro da parede.

Nichos e prateleiras

A maioria dos racks de TV conta com nichos e prateleiras em seu design. Eles podem ser utilizados para colocar uma série de objetos que contribuem para a decoração da sala, como, livros, DVDs e objetos de decoração. No entanto, não é aconselhável colocar objetos eletrônicos com fios em nichos, pois esses acabam ficando aparentes, dando um ar de descuido à sala.

Para não errar na decoração da sala, siga nossas sugestões, mas não deixe de seguir também sua intuição e escolher as cores e objetos de seu gosto.

Fonte: blog.casashow.com.br

O jornal certo para
quem constrói o futuro.

11 4029.2034
11 4098.4849
ID 978*32590

Ou envie para contato@jornalconstrucao.com.br

Região: Cabreúva, Indaiatuba, Itu, Porto Feliz, Salto, Jundiaí, Itupeva.
Classificados gratuítos exceto: pessoas jurídicas, prestação de serviços e cia.